sábado, 6 de setembro de 2014

Principais causas da Evasão no Ensino Superior (e algumas propostas iniciais...)

Prezados colegas,

Segue um apanhado de causas levantadas das leituras dos artigos disponibilizados.
Acho que podemos partir desse ponto para nosso planejamento.

PRINCIPAIS CAUSAS DA EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR

Algumas informações preliminares:
Existe uma relação inversamente proporcional entre a taxa de evasão e a relação candidato/vaga.
Isso também é afetado pela reputação da instituição. Quanto maior a reputação, menor a evasão.
Exemplos: Podemos citar as Universidades de Harvard, Oxford e Cambridge que possuem, em média, uma taxa de evasão em torno de 1,3 a 1,4%.


Principais Causas da Evasão:

1) O curso não atende as expectativas do estudante... O curso não apresenta uma motivação para a continuidade do curso por parte dos estudantes. Não era aquilo que ele queria.
Possíveis Soluções:
  ==> foco na maior divulgação do que é, efetivamente, o curso, a área, o perfil profissiográfico, atuação no mercado... aconselhamento, sistemas de alerta
   ==> sistemas de alerta são fundamentais para redução do índice de evasão.  Segundo apontam uma série de pesquisas, tentar reverter uma evasão depois que o estudante decidiu, é praticamente nulo.

2) incapacidade de manutenção (material) do estudante na instituição que ele está. O custo de manutenção existe em instituições públicas ou privadas.
Possíveis Soluções:
   ==> bolsa de estudo, prouni, verba de assistência estudantil  (para instituições que participam da seleção unificada no sistema federal).
   ==> o governo do Estado de SP poderia viabilizar uma bolsa auxílio (semelhante a federal) para permanência do estudante na IES.
   ==> apoio psicopedagógico
3) dificuldade (cognitiva) que o estudante encontra para conseguir acompanhar o conteúdo (principalmente matemática, física... exatas)
Possíveis Soluções:
   ==> programa de monitoria, de tutoria (mais eficiente...)
   ==> Identificação (no ensino médio) do desempenho dos estudantes // sinalizadores 
     (notas baixas em disciplinas na área de exatas, indicam uma maior probabilidade de evasão em cursos que exigem uma maior base de matemática / física )


4) desmotivação por não ter contato com atividades práticas da área (aulas laboratoriais) que escolheu logo no início do curso.
Possíveis Soluções:
   ==> exemplo de medicina com as menores taxas de evasão... desde as primeiras aulas, o estudo é aplicado, voltado a problemas...
   ==> criação de espaços de aprendizagem (voltados para a área do curso)

5) a menor taxa de evasão ocorre com os estudantes que possuem bolsa de iniciação científica. Chega próxima a zero!
Possíveis Soluções:
   ==> a iniciação científica serve como motivador.  // maior aproximação com a área / campo  // gera uma maior responsabilidade
   ==> aumentar a quantidade de bolsas de iniciação científica

6) o ensino superior necessita de um "investimento de tempo de vida"   ((vivemos um mundo de retorno imediato!))
Possíveis Soluções:
   ==> principalmente com relação (em contraposição) ao retorno imediato oferecido pelas oportunidades de emprego
   ==> realização de seminários específicos, trazendo profissionais que fizeram essa escolha... e os ganhos a longo prazo por isso (em contraposição dos ganhos a curto prazo)
   ==> curso de gestão do tempo  / planejamento
   ==> desenvolvimento de um manual do estudante!

7) baixa atratividade do mercado (com relação a profissão)
 Possíveis Soluções:
   ==> a baixa atratividade desmotiva o estudante... levando-o a evadir.
   ==>  trabalhar cursos com alta atratividade....  modificar / fechar  /  alterar....


----------------------------------------------------------------------------------------------  OUTRAS CONSTATAÇÕES:
- A inclusão da classe C e D, pode ser entendido como um dos fatores da elevação da evasão do ensino superior.
- Evasão no estado de SP, em torno de 25%  //  Brasil: 16-17%
- Cursos com maior necessidade de base matemática, maiores são as taxas de evasão.  Correlação com o SAEBE (o SAEBE indica uma piora)
- Dificuldade financeira / dificuldade de aprendizagem / desconhecimento de curso/carreiras  à AUMENTAM O ÍNDICE DE EVASÃO.

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3 comentários:

  1. Saudações,
    Há no Brasil um contra-cultura muito forte, ancorada em três pontos: o coitado do professor, o herói professor e a culpa é do professor.
    E sobre estes temas tem muita gente falando de educação e praticando muito pouco o que se prega ou ainda qualquer um falando sobre educação sem ser educador.
    O resultado no Brasil ou é uma visão romântica ou distorcida sobre educação, e os resultado pífios que temos nesta área.
    A solução básica é: Pergunte ao professor, aí é que esta o grande momento neste PDI e deste grupo: pergunte ao professor.
    Outro contexto é que temos uma sociedade crítica recheada e sabedora de muitos dos seus direitos, ainda na ressaca da pós ditadura, na outra mão o desconhecimento de suas obrigações e responsabilidades sobre as escolhas (e arcar com elas até o fim). Aos críticos do neoliberalismo podemos apresentar a miséria e o atraso de nações não neoliberais (diga-se romanticas-atrasadas).
    O principal foco que aqui coloco é sobre as responsabilidades das escolhas, perspectivas, visões e aspirações.
    E o que a faculdade pode fazer e o mais importante é o que ela não pode fazer. Sobre aquilo que ela não pode fazer, uma vez difinido isso, nos resta o foco do que ela realmente e concretamente pode fazer.
    Para começar isso recomendo explicitar as Obrigações e Responsabilidades de cada parte e o que se espera do papel de ambos atores, para não fantasiarmos a evasão e chocar crenças, aspirações, decisões e responsabilidades por estas decisões com o mais profundo e autoprotetor sentimento que é o de por a culpa nos outros, para no final não cairmos no grande buraco "o coitado do professor, o herói professor e a culpa é do professor."
    Caso contrário a Sociedade e Estado comodamente tem um para por a culpa pela evasão deixando de lado discussões mais pesadas, como é o caso das obrigações.

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    1. perdoem os erros, é a pressa, inimiga da perfeição e nos poucos momentos que tenho acesso internet AVE PROXY.

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  2. Ótimas idéias prof. Reinaldo!
    Vou abrir um novo "post", onde devem ser dirigidas as opiniões dos professores a respeito do tema: evasão / reprovação
    Também vou abrir um outro novo "post", para que façamos a inclusão de nossas responsabilidades... o que devemos fazer... e assim ser possível de estabelecer o foco.
    Abçs

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