domingo, 7 de setembro de 2014

Qual é nosso foco?

Caros colegas,

Em sua opinião qual é nossa real missão enquanto INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO SUPERIOR TECNOLÓGICO?
Quais são nossas RESPONSABILIDADES? Quais nossas PERSPECTIVAS, VISÕES E ASPIRAÇÕES enquanto educadores, coordenadores e dirigentes de uma Instituição pública?

Para responder a essa pergunta, existe um grupo especificamente criado para isso... mas no que diz respeito ao processo de EVASÃO / REPROVAÇÃO... o que podemos dizer para evitarmos pensar além do nosso alcance?


Um comentário:

  1. Acredito que as razões para o aumento da evasão sejam semelhantes a maioria dos cursos de graduação. Cito aqui três aspectos que considero mais importantes.

    1. Os alunos chegam muito despreparados para o curso. Isso é bastante visível nos cursos em que o índice de candidados/vaga no vestibular é muito pequeno. Nessa mesma linha de raciocínio, um artigo disponibilizado pelo prof Piva comenta que a evasão está inversamente relacionada com a procura no vestibular.
    O que podemos fazer para reduzir esse quadro?
    Uma possível saída para esse problema seria alterar a grade dos cursos, alocando no primeiro semestre disciplinas de nivelamento (como Português e Matemática).

    2. Em alguns cursos, os calouros não tem muita noção do que será abordado.
    O que podemos fazer para reduzir esse quadro?
    Divulgar melhor o real papel de cada curso por meio de um vídeo institucional que apresente as principais atividades desenvolvidas. Podemos apresentar exemplos reais de exalunos e suas funções nas empresas. Esse vídeo pode ser divulgado no momento da inscrições do vestibular (com um link do tipo: conheça o curso)

    3. Os alunos não conseguem acompanhar as atividades desenvolvidas no curso.
    O que podemos fazer para reduzir esse quadro?
    É preciso se repensar a quantidade de atividades exigidas durante o curso. Muitas vezes os alunos são sobrecarregados de atividades. É preciso se pensar em atividades mais abrangentes (interdiscipliares) e que desenvolvam habilidades e competências esperadas para o curso. Exercícios isolados tendem a não "acrescentar valor" ao aluno.

    ResponderExcluir