sábado, 6 de setembro de 2014

O que se tem discutido / evidenciado sobre Evasão no Ensino Superior Brasileiro?

Prezados colegas,

Antes de discutirmos as causas e propormos as medidas para tentarmos reduzir a Evasão e as Reprovações, seria muito interessante que cada um lesse o maior número de artigos (principalmente os 5 primeiros) da relação de 15 artigos que selecionei.
Esses artigos podem ser baixados no seguinte link:

Artigos

Fiz um pequeno resumo do que vocês encontrarão em cada um dos artigos...

Descrição dos Artigos (textos) disponibilizados para compreensão da complexidade que envolve o assunto EVASÃO:

O Artigo01 apresenta uma análise detalhada e interessante da evasão no ensino superior. Por meio de correlações entre elementos comuns a todos os cursos superiores, o artigo apresenta quais ações tem maior eficiência no combate a evasão e quais elementos implicam no aumento dos índices de saída dos estudantes. Leitura obrigatória!

Já o Artigo02 apresenta um panorama do comportamento da educação superior nacional, de 91 a 2003, identificando alguns indicadores da evasão no ensino superior.

O Artigo03, também leitura obrigatória, é resultado de um amplo estudo, encomendado pela ABMES, apresenta um panorama da evasão, e suas principais causas de 99 a 2009. Apresenta métricas de evasão e suas causas mais comuns.

O Artigo04 é uma versão inicial do estudo apresentado no artigo anterior (03).

O Artigo05 (que na verdade é um breve comentário) apresenta as maiores taxas de evasão nos anos de 2001 a 2005 (por curso).

O Artigo06 apresenta algumas ideias interessantes no que diz respeito a ações “psicopedagógicas” para retenção de estudantes no ensino superior.

O Artigo07 apresenta mais um ponto de vista sobre fatores de permanência e evasão de estudantes do ensino superior privado brasileiro.

O Artigo08, mesmo que com mais de 7 anos de vida, apresenta um estudo interessante sobre a evasão.

O Artigo09 apresenta um estudo de caso sobre a evasão em um curso técnico de informática em uma Faculdade de Tecnologia de Florianópolis.

O Artigo10 apresenta um outro estudo de caso sobre a evasão na área de engenharia tomando como base o CEFET/RJ.

Os artigos: Artigo11, Artigo12, Artigo13 e Artigo14 apresentam alguns estudos e propostas sobre a evasão de cursos superiores na modalidade EaD. Algumas propostas podem ser interessantes para que adotemos nos cursos presenciais.

E finalmente o Artigo15 apresenta um panorama da evasão no ensino superior no Brasil nos últimos dez anos. Apresenta possíveis causas e fatores que influenciam no abandono.
Apresenta propostas para prever o risco do abandono.


Boa leitura... utilizem os comentários para realizarmos as interações / discussões!

Nenhum comentário:

Postar um comentário