Segue um apanhado de causas levantadas das leituras dos artigos disponibilizados.
Acho que podemos partir desse ponto para nosso planejamento.
PRINCIPAIS CAUSAS
DA EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR
Algumas informações preliminares:
Existe uma relação inversamente
proporcional entre a taxa de evasão e a relação candidato/vaga.
Isso também é afetado pela reputação da instituição. Quanto
maior a reputação, menor a evasão.
Exemplos: Podemos citar as Universidades de Harvard, Oxford
e Cambridge que possuem, em média, uma taxa de evasão em torno de 1,3 a 1,4%.
Principais Causas da Evasão:
1) O curso não atende
as expectativas do estudante... O curso não apresenta uma motivação para a
continuidade do curso por parte dos estudantes. Não era aquilo que ele queria.
Possíveis Soluções:
==> foco na maior divulgação do que é, efetivamente, o curso, a área,
o perfil profissiográfico, atuação no mercado... aconselhamento, sistemas de
alerta
==> sistemas de alerta são fundamentais para redução do índice de
evasão. Segundo apontam uma série de
pesquisas, tentar reverter uma evasão depois que o estudante decidiu, é
praticamente nulo.
2) incapacidade de
manutenção (material) do estudante na instituição que ele está. O custo de
manutenção existe em instituições públicas ou privadas.
Possíveis Soluções:
==> bolsa de estudo, prouni, verba de assistência estudantil (para instituições que participam da seleção
unificada no sistema federal).
==> o governo do Estado de SP poderia viabilizar uma bolsa auxílio
(semelhante a federal) para permanência do estudante na IES.
==> apoio psicopedagógico
3) dificuldade
(cognitiva) que o estudante encontra para conseguir acompanhar o conteúdo
(principalmente matemática, física... exatas)
Possíveis Soluções:
==> programa de monitoria, de tutoria (mais eficiente...)
==> Identificação (no ensino médio) do desempenho dos estudantes //
sinalizadores
(notas baixas em disciplinas na área de
exatas, indicam uma maior probabilidade de evasão em cursos que exigem uma
maior base de matemática / física )
4) desmotivação por
não ter contato com atividades práticas da área (aulas laboratoriais) que
escolheu logo no início do curso.
Possíveis Soluções:
==> exemplo de medicina com as menores taxas de evasão... desde as
primeiras aulas, o estudo é aplicado, voltado a problemas...
==> criação de espaços de aprendizagem (voltados para a área do
curso)
5) a menor taxa de
evasão ocorre com os estudantes que possuem bolsa de iniciação científica.
Chega próxima a zero!
Possíveis Soluções:
==> a iniciação científica serve como motivador. // maior aproximação com a área / campo // gera uma maior responsabilidade
==> aumentar a quantidade de bolsas de iniciação científica
6) o ensino superior
necessita de um "investimento de tempo de vida" ((vivemos um mundo de retorno imediato!))
Possíveis Soluções:
==> principalmente com relação (em contraposição) ao retorno imediato
oferecido pelas oportunidades de emprego
==> realização de seminários específicos, trazendo profissionais que
fizeram essa escolha... e os ganhos a longo prazo por isso (em contraposição
dos ganhos a curto prazo)
==> curso de gestão do tempo /
planejamento
==> desenvolvimento de um manual do estudante!
7) baixa atratividade
do mercado (com relação a profissão)
Possíveis Soluções:
==> a baixa atratividade desmotiva
o estudante... levando-o a evadir.
==> trabalhar cursos com alta
atratividade.... modificar / fechar /
alterar....
---------------------------------------------------------------------------------------------- OUTRAS CONSTATAÇÕES:
- A inclusão da classe C e D, pode ser entendido como um dos
fatores da elevação da evasão do ensino superior.
- Evasão no estado de SP, em torno de 25% //
Brasil: 16-17%
- Cursos com maior necessidade de base matemática, maiores
são as taxas de evasão. Correlação com o
SAEBE (o SAEBE indica uma piora)
- Dificuldade financeira / dificuldade de aprendizagem /
desconhecimento de curso/carreiras à AUMENTAM O ÍNDICE DE
EVASÃO.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Saudações,
ResponderExcluirHá no Brasil um contra-cultura muito forte, ancorada em três pontos: o coitado do professor, o herói professor e a culpa é do professor.
E sobre estes temas tem muita gente falando de educação e praticando muito pouco o que se prega ou ainda qualquer um falando sobre educação sem ser educador.
O resultado no Brasil ou é uma visão romântica ou distorcida sobre educação, e os resultado pífios que temos nesta área.
A solução básica é: Pergunte ao professor, aí é que esta o grande momento neste PDI e deste grupo: pergunte ao professor.
Outro contexto é que temos uma sociedade crítica recheada e sabedora de muitos dos seus direitos, ainda na ressaca da pós ditadura, na outra mão o desconhecimento de suas obrigações e responsabilidades sobre as escolhas (e arcar com elas até o fim). Aos críticos do neoliberalismo podemos apresentar a miséria e o atraso de nações não neoliberais (diga-se romanticas-atrasadas).
O principal foco que aqui coloco é sobre as responsabilidades das escolhas, perspectivas, visões e aspirações.
E o que a faculdade pode fazer e o mais importante é o que ela não pode fazer. Sobre aquilo que ela não pode fazer, uma vez difinido isso, nos resta o foco do que ela realmente e concretamente pode fazer.
Para começar isso recomendo explicitar as Obrigações e Responsabilidades de cada parte e o que se espera do papel de ambos atores, para não fantasiarmos a evasão e chocar crenças, aspirações, decisões e responsabilidades por estas decisões com o mais profundo e autoprotetor sentimento que é o de por a culpa nos outros, para no final não cairmos no grande buraco "o coitado do professor, o herói professor e a culpa é do professor."
Caso contrário a Sociedade e Estado comodamente tem um para por a culpa pela evasão deixando de lado discussões mais pesadas, como é o caso das obrigações.
perdoem os erros, é a pressa, inimiga da perfeição e nos poucos momentos que tenho acesso internet AVE PROXY.
ExcluirÓtimas idéias prof. Reinaldo!
ResponderExcluirVou abrir um novo "post", onde devem ser dirigidas as opiniões dos professores a respeito do tema: evasão / reprovação
Também vou abrir um outro novo "post", para que façamos a inclusão de nossas responsabilidades... o que devemos fazer... e assim ser possível de estabelecer o foco.
Abçs